Gustavo Pinto representou a WTM Latin America no Summit Turismo Chile 2018

Evento organizado pela Federação de Empresas de Turismo do Chile reuniu profissionais do mercado de turismo internacional

Nos dias 11 e 12 de setembro, aconteceu o Summit Turismo Chile 2018, evento realizado pela Federação de Empresas de Turismo do Chile (FEDETUR). Gustavo Pinto representante do programa de turismo responsável para WTM Latin America, viajou até o país vizinho para discutir o tema. Conteúdo recorrente e de grande preocupação nos eventos realizados pelo portfólio WTM mundo afora, o representante uniu-se a grandes nomes do mercado em um painel que teve como enfoque os “Efeitos das Mudanças Climáticas no Turismo”.

No debate, com a participação de Gustavo, estiveram Carolina Schmid, Ministra de Meio Ambiente do Chile, Carlos Méndez, Vice-Presidente do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) e Mikel Obarra San Martin, Gerente de projeto da Aclima. Como moderador esteve Rodrigo Herrera, assessor e consultor da ERNC.

A apresentação começou com temas mais técnicos apresentados por Carolina e Méndez, que debateram as consequências do aquecimento global. Já Gustavo destacou a parte prática de como cada um pode contribuir na criação de soluções que minimizam o impacto ambiental frente à atividade do turismo. A plateia participou junto aos profissionais que discutiram as melhores práticas que podem auxiliar no desenvolvimento do setor turístico responsável e das comunidades. “O desenvolvimento de um turismo responsável não está atrelado apenas às questões ambientais, mas, refere-se às questões socioeconômicas e de desenvolvimento”, lembra Gustavo.

Para Luciane Leite, diretora da WTM Latin America, o Turismo Responsável deve permear por toda as esferas do segmento. “Como um dos pilares e premissas de todos os nossos eventos do portfólio WTM, o Turismo Responsável vem para contribuir com a consciência coletiva e o fomento das melhores práticas entre todos os envolvidos no setor. Somos protagonistas no desenvolvimento da cadeia turística e, como sociedade, temos a responsabilidade por nosso território. Poder disseminar e contribuir com essa prática dentro do setor, é de extrema valia para a WTM”, reforça Luciane.

O Turismo Responsável é um dos pilares do portfólio WTM, tanto que nos eventos WTM London, Arabian Travel Market, WTM Latin America e WTM Africa há o programa WTM Responsible Tourism com entrevistas, painéis e debates, além do prêmio Responsible Tourism Award conferido pela WTM London. À frente do programa está o professor emérito e diretor do Institute of Place Management da Manchester Metropolitan University, Harold Goodwin, que dissemina as práticas e benefícios que a modalidade traz para o destino e para o turista. Gustavo Pinto é um dos apoiadores dessa atividade e é mestre pela Manchester Metropolitan University, onde recebeu orientação e mentoria do professor Goodwin. A relação mestre e mestrando gerou frutos e Gustavo foi eleito representante da WTM Latin America para discutir o tema no painel durante o Summit.

“Não há como ignorar as mudanças climáticas e o impacto que isso traz para o setor de turismo e da comunidade. O primeiro passo é assumir a reponsabilidade que a atividade turística traz ao entorno e, a partir disso tomar atitudes e colocar-se à disposição para minimizar esse impacto. As escolhas são decisivas para esse processo e obriga o fornecedor, fabricante e toda a cadeia a buscar alternativas e ter mais consciência e participação no tema”, finaliza o representante.

A 2ª edição do Summit Turismo tem como mote o tema “Construindo um País Turístico”, e se propõe a discutir as novas motivações dos turistas e de que forma dispor de ofertas turísticas sustentáveis e tecnológicas. Além das oportunidades e desafios que essa atividade econômica traz para o desenvolvimento do país.

– A WTM Latin America está programada para acontecer em São Paulo, entre os dias 2 e 4 de abril de 2019, no Expo Center Norte.