Mato Grosso do Sul lança campanha e rota gastronômica durante WTM Latin America

Estado terá um estande sustentável na edição 2023

Depois de certificar Bonito como o primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo, o Mato Grosso do Sul confirma sua participação na WTM Latin America para reforçar a oferta e destacar as novidades para o trade da região. Com participação robusta no evento, o estado levará entre 20 e 30 coexpositores da rota Campo Grande, Pantanal e Bonito. “Operadores locais, hoteleiros, representantes de pousadas pantaneiras e dos atrativos de Bonito, entre outros, estarão à disposição do público interessado”, informa Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS).

Entre as novidades, o executivo destaca o lançamento da Rota Pantaneira, com a presença de alguns dos chefs que contribuem para a rota gastronômica. São dez empreendimentos ao longo do Pantanal, partindo de Aquidauana até Corumbá, que ampliam a percepção do público em relação à oferta sul-mato-grossense, considerando os atrativos de natureza, fauna e flora, além deste componente cultural muito forte.

Derivada da rota, a campanha “Desbravador Gastronômico” é outra estreia do estado durante o evento. “A WTM Latin America é a primeira feira no Brasil a exibir a nova campanha, voltada a fortalecer esse pilar como identidade do produto turístico do Mato Grosso do Sul. A gente já vem trabalhando a cultura pantaneira ao longo do tempo, mas agora colocamos a gastronomia e a música na linha de frente de atração de viajantes para o Pantanal”, pontua Wendling.

“Nós estamos muito felizes em contar, mais uma vez, com uma forte presença do Mato Grosso do Sul em nosso evento”, diz Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America, reforçando que, além da área de exposição, com seus inúmeros diferenciais, o destino é um dos parceiros estratégicos e também patrocinador da terceira edição do Prêmio de Turismo Responsável, que será entregue no dia 4 de abril, no palco do Explore Transformation. “A premiação converge com o que a gente tem feito e com a imagem que desejamos reforçar, já que o Mato Grosso do Sul é vencedor de diversos prêmios como esse em nível mundial, inclusive na WTM London 2013, quando Bonito foi eleito o melhor destino de turismo responsável do mundo no World Responsible Tourism Awards”, lembra Wendling.

Esse comprometimento com a sustentabilidade também será reforçado no estande do Mato Grosso do Sul, concebido para ser um espaço carbono neutro. “Começamos a compensar toda a emissão dos eventos que participamos com a compra de créditos de carbono. Quem passar pelo nosso estande poderá conferir a contabilização em tempo real, por meio das telas disponibilizadas no espaço”, adianta. Para ampliar a exposição, o Mato Grosso do Sul também patrocinará a área do credenciamento. “É um dos espaços de maior visibilidade, pois todos os participantes passam por lá. A ideia é impactar os visitantes logo na chegada para fortalecer a marca Mato Grosso do Sul no mercado nacional e internacional”, defende.

Outra frente é a oferta de capacitações ao longo do evento. “A WTM Latin America consegue atrair um público qualificado e são esses profissionais que a gente quer que nos ouçam. Queremos capacitar e trazer alguns operadores internacionais para nossos destinos para consolidar a mensagem”, resume. Há seis anos à frente da Fundtur/MS, Bruno Wendling defende a profissionalização dos eventos de turismo que, na opinião dele, devem oferecer premissas que vão além da exposição da marca.