WTM Latin America 2023: previsão de crescimento de 10% em número de expositores e de 5% em número de visitantes totais na edição de 10 anos

Sob a temática “Explore Novos Horizontes”, em números absolutos, expectativa é somar 16 mil visitantes e 600 expositores

“A edição de 2022 foi um boom e um marco, não só para o nosso evento, mas para todo o setor. Havia uma sede da indústria para a retomada dos encontros presenciais e para retomar as alianças, parcerias estratégias que se confirmam em negócios. E o nosso evento, por sua característica técnica, é reflexo do que acontece no setor. Exatamente por isso, de um lado, estamos confiantes no sucesso e, de outro, estamos com os pés no chão. Nós precisamos ser responsáveis em relação à nossa expectativa”, diz Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America, que comemora 10 anos em 2023.

Conhecido na indústria por sua ampla experiência e por estabelecer projeções realistas, tomadas em conjunto com o time, Zanetti considera um crescimento na ordem de 10% em número de expositores em 2023 em relação à 2022, quando a WTM Latin America somou 550 expositores vindos de 40 países. Com isso, e ao atingir a marca de 600 empresas, a próxima edição vai superar a de 2019, quando o evento somou 591 empresas expositores.

Já o número de visitantes totais deve crescer 5%, ultrapassando a marca de 16 mil pessoas nos pavilhões branco e verde do Expo Center Norte, em São Paulo, de 3 a 5 de abril. Nas duas mais recentes edições presenciais, a WTM Latin America reuniu 15.204 e 13.823 visitantes totais em 2022 e 2019, respectivamente. “O fato é que nós não podemos, não queremos e não vamos nos tornar prisioneiros das projeções. Vamos seguir trabalhando para entregar um evento focado em conexão, conteúdo qualificado e oferta de oportunidades e geração de negócios. Esse é o nosso DNA e é neste sentido que o nosso time trabalha”, conclui o executivo.

O time citado por Zanetti é comandado, no Brasil, entre outros, pelas executivas Thaís Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação, e Bianca Pizzolito, gerente de Vendas Brasil e America Latina da WTM Latin America, a partir de onde são tomadas decisões estratégicas, inclusive, em relação ao formato dos pavilhões. “Nesta edição, optamos por uma feira mais integrada, com corredores que se interconectam com todos os estandes. Isso nos trará um evento ainda mais fluído”, diz Bianca.

A executiva antecipa que, embora seja prematuro confirmar o nome dos expositores, há indicadores muito importantes e que já podem ser observados, inclusive depois de conversas ocorridas durante a WTM London, recentemente realizada. “Estamos otimistas com países que já participaram em outras edições e querem retomar, e com países que ainda não participaram e querem fazer sua estreia na edição latino-americana”, diz, complementando que “para além deles, continuamos apostando na importância e no papel estratégico da América Latina e do turismo regional interno”.

Os expositores representam, entre outros e nos âmbitos nacionais e internacionais, destinos, hotéis e resorts, cias aéreas, DMCs, empresas de tecnologia, locadoras de veículos, além de operadoras de turismo – neste sentido, inclusive, a Tour Operators Area vem crescendo ao longo das edições e se tornando uma grande referência na WTM Latin America.

O foco em negócios segue como o pilar que norteia a área de exposição, a grade de palestras e a execução dos programas de compradores convidados. Neste sentido, os programas Hosted Buyers e WTM Buyers’ Club, voltados a compradores nacionais e internacionais, e o Agente na Estrada, que viabiliza a participação de agentes de viagens do Brasil inteiro, além dos demais profissionais de turismo, seguem confirmados.

Todos esses profissionais podem organizar sua jornada pela plataforma de agendamento de reuniões que permite encontrar novos contatos e potencializar os negócios. Exclusivo, o sistema garantiu, em 2022, mais de seis mil reuniões pré-agendadas. “Nós fizemos um amplo investimento e fomos muito assertivos para que os participantes pudessem se planejar e tirar o máximo de proveito do evento a partir da entrada de informações, análise de dados, conteúdo e números sistematizados. Estamos caminhando para tornar o evento cada vez mais inteligente. Esse é o futuro”, diz Bianca.

Explore Novos Horizontes

Descobrir, inovar e aprender. “Ao longo dos últimos dois anos, a indústria foi revista de forma muito profunda. Agora, a gente percebe que conseguiu passar por esse processo de entendimento e uma das lições que a pandemia trouxe é que precisamos colocar a mão na cabeça, trazer soluções e inovações para o nosso setor de forma ampla, plural, completa. Nós temos certeza de que, a partir de 2023, seremos uma nova indústria do turismo, estaremos reinventados”, diz Thais Del Ben, ao explicar as palavras de ordem escolhidas como conceito da WTM Latin America 2023 para reunir líderes e profissionais de turismo interessados em fazer negócios com o trade latino-americano.

Outro marco da WTM Latin America é o conteúdo exibido nos teatros que desenvolvem os eixos temáticos do evento – para esta edição os teatros são: Explore Technology, Explore Trends e Explore Transformation. “Vamos seguir com nossa missão de trazer as principais tendências e cases que ajudam a impulsionar os negócios e apoiam os profissionais da indústria em seu aprimoramento”, destaca a executiva.