WTM Latin America lança nova ferramenta para impulsionar os negócios

O Exhibitor Dashboard oferece ao expositor possibilidade de análise de sua participação baseada em dados que medem seu desempenho, oferecem insights para melhorar sua performance e informações para nortear ações futuras

Muito mais do que um estande. Essa é a premissa que justifica a alta adesão de expositores na WTM Latin America que, ano após ano, aumenta o portfólio de ferramentas disponibilizadas para apoiar expositores e compradores no fechamento de negócios. Para continuar fazendo jus ao título do evento B2B da indústria de viagens mais importante da América Latina, o encontro traz uma grande novidade para a edição 2023, que será realizada entre 3 e 5 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo: um robusto painel com informações valiosas que não se limitam ao uso durante os três dias do evento.

“Além do Portal do Expositor com as informações de perfil, produtos e materiais de divulgação, do diretório online e do Emperia, aplicativo de captura de leads, este ano a WTM Latin America inova com o lançamento do Exhibitor Dashboard. O dashboard destaca métricas referentes aos leads capturados, exibe as interações dos visitantes online e analisa o desempenho da empresa no evento de forma simples e intuitiva”, resume Bianca Pizzolito, gerente comercial da WTM Latin America.

As ferramentas estão integradas e permitem que o mercado conheça a oferta dos expositores muito antes de o evento começar. “Quando o perfil de expositor é preenchido com a descrição da empresa, informações sobre produtos, serviços, contatos, vídeos, fotos, press releases e canais de redes sociais, entre outros dados, essa empresa passa a integrar o diretório online que é como uma vitrine dentro do site da WTM Latin America, acessível a todos os visitantes que buscam informações para planejar os dias de visita e otimizar os negócios dentro e fora do evento”, explica Bianca.

Enquanto o diretório detalha a oferta dos expositores aos visitantes, o novo Exhibitor Dashboard faz o caminho inverso: mostra dados referentes aos visitantes que interagiram com o expositor ou que têm potencial para fazer negócios com ele. Isso porque o sistema registra todas as pesquisas realizadas antes do evento e as interações realizadas no evento, o que permite analisar o desempenho de forma assertiva e ampliar o retorno sobre o investimento (ROI). Vale lembrar que esses dados limitam-se a informações comportamentais, corporativas e de engajamento entre as duas partes.

“É cada vez mais urgente à sobrevivência dos negócios que as decisões, especialmente as que requerem investimento financeiro, sejam baseadas em dados. E é exatamente isso que o Exhibitor Dashboard oferece: métricas que auxiliam a guiar os gestores na tomada de decisão”, reforça Bianca.

Essa análise também é possível graças à integração do Exhibitor Dashboard com o Emperia, aplicativo de captura de leads. Esta é outra ferramenta de uso dos expositores que, por meio do QR Code impresso nas credenciais dos participantes, podem escanear os dados dos visitantes durante a visita deles ao estande e acessá-los mesmo após o término do evento, garantindo que tudo fique sincronizado automaticamente com o dashboard. “Ele consegue ver quantos leads capturou por dia, em que região geográfica esses profissionais atuam e em quais segmentos, além de visualizar quantas vezes a empresa apareceu em resultados de buscas no diretório, entre muitas outras informações”, enumera Bianca.

O Exhibitor Dashboard disponibiliza ainda uma versão PRO que compara os resultados da empresa com os apresentados pelo líder e pela média geral dos demais expositores em diferentes quesitos – do preenchimento do perfil até o número de leads capturados. “Além desse perfil analítico, o dashboard também tem um caráter de planejamento, uma vez que esse comparativo mostra em que pontos o expositor pode agir para melhorar seu desempenho frente aos demais players”, alerta Bianca.

Já no Emperia, uma característica interessante é que o expositor pode incluir perguntas customizadas que serão direcionadas a todos os leads. Se o interesse do expositor é aumentar a venda de destinos de sol e praia, por exemplo, basta que ele faça uma pergunta relacionada a esse tema ao visitante quando estiver escaneando o crachá. “Ele pergunta se a empresa para a qual ele trabalha já vende esses produtos e insere essa informação no momento da captura para que a resposta fique registrada no perfil. Assim, ele conseguirá filtrar os leads no painel de acordo com um ou mais interesses específicos”, acrescenta.

Vale lembrar que o Emperia funciona offline e que não há limite de uso dentro do estande. Todo o staff pode baixar o aplicativo no smartphone para aumentar o número de leads capturados que ficarão armazenados no dashboard para as análises. Da mesma forma, os visitantes recebem por e-mail, ao final do evento, as informações das empresas que capturaram seus dados durante o evento. Na edição deste ano, os 276 expositores que utilizaram as funcionalidades do aplicativo (49% do total de empresas participantes) coletaram 19.419 leads durante o evento.

O Exhibitor Dashboard e o Emperia já vem sendo usados por diversos outros eventos da RX com sucesso ao longo do ano, e estão inclusos no pacote do expositor para a WTM Latin America 2023. “Cada vez mais, a WTM Latin America investe em ferramentas para otimizar o tempo, expandir as possibilidades de negócios e trazer mais inteligência ao evento com a oferta de dados que apoiam as decisões e justificam o investimento”, finaliza Bianca.

Sobre as ferramentas

FerramentaDetalhamento
Portal do expositorEspaço exclusivo do expositor para preenchimento do perfil da empresa que reúne todas as informações que irão constar no diretório online; registro dos coexpositores; solicitações de credenciais; acesso ao Emperia e ao Exhibitor Dashboard.
Diretório onlineCatálogo disponibilizado no website da WTM Latin America com a compilação das informações inseridas pelos expositores. Pode ser acessado por qualquer visitante do evento.
EmperiaAplicativo que pode ser baixado nos smartphone dos expositores exclusivo para captura de leads por meio do escaneamento dos crachás e pode ser utilizado sem internet.
Exhibitor Dashboard (novidade)Ferramenta que oferece uma abordagem baseada em dados – incluindo métricas referentes a leads, interação dos visitantes online e download de relatórios – para medir o desempenho do expositor, além de fornecer insights para melhorar a performance