Programa de Turismo Responsável da WTM Latin America cresce e lança premiação

Interessados poderão se inscrever no prêmio ao longo de 2019 e resultado será conhecido na edição 2020 do evento

Já tradicional na WTM Latin America, o Programa de Turismo Responsável ganha reforço na edição deste ano. A exemplo do que acontece há vários anos na WTM London, a edição latino-americana lança o “WTM Latin America Responsible Tourism Awards”. A premiação, que só ocorrerá em 2020, se junta aos demais reconhecimentos oferecidos pelo portfólio WTM no mundo para iniciativas que colaboram para o turismo responsável.

A dinâmica da premiação como cronograma, período de inscrições, regras para participação, itens analisados e julgados nos projetos, entre outros detalhes serão apresentados na terça-feira (02/04), às 17h30, no espaço Inspire Theatre.

Gustavo Pinto, conselheiro do Programa de Turismo Responsável da WTM Latin America e coordenador do prêmio, conta que nesta edição serão apresentadas as categorias que poderão concorrer ao prêmio do próximo ano. “Neste primeiro ano, serão avaliadas iniciativas em quatro categorias: “Melhor Iniciativa para Redução da Pobreza e Inclusão”; “Conservação da Biodiversidade”; “Conservação da Cultura e Patrimônio Cultural” e “Destino Responsável”.

O lançamento terá, além da apresentação geral sobre o prêmio, a presença de empresas que já receberam o WTM World Responsible Tourism Awards, em Londres, e explicarão a importância do reconhecimento, bem como porquê o turismo responsável faz sentido dentro de suas empresas e instituições.

“Ao incluir esse prêmio na programação oficial do evento, a WTM Latin America lidera a discussão sobre o tema na América Latina. É preciso um olhar cuidadoso e ações práticas para contribuir com o turismo responsável e tornar a atividade sustentável no mundo”, ressalta o conselheiro.

Para Thais Del Ben, gerente de marketing da WTM Latin America, o lançamento do prêmio chama a atenção para um assunto que deve ser debatido com mais vigor, interesse e seriedade por toda a cadeira turística. “Precisamos incentivar, contribuir, reconhecer e aplicar as boas práticas que estão sendo utilizadas para que o setor siga por um caminho sustentável de geração de oportunidades e, ao mesmo tempo, minimização do impacto na sociedade e meio ambiente. O futuro já é hoje e qual o nosso papel nisso tudo?”, finaliza a executiva.

Aberto para: profissionais do setor de viagens e turismo; imprensa (credenciais restritas para editores, jornalistas, fotógrafos, difusores e blogueiros / influenciadores); autoridades governamentais e compradores “Buyers” (somente compradores que se encaixarem nos critérios do programa poderão receber um crachá de WTM Buyers’ Club).

Serviço:
Lançamento WTM Latin America Responsible Tourism Award
02 de abril, às 17h30 – Inspire Theatre
Moderador: Gustavo Pinto
Palestrantes: João Vasconcellos de Oliveira, Gerente de Vida Silvestre Proteção Animal Mundial – Brasil; Juliane Ferreira Salvadori, Superintendente de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campo Grande e Marcos Soares, Abismo Anhúmas e Conselho Municipal de Turismo de Bonito/MS

WTM Latin America 2019
Local: Expo Center Norte, rua José Bernardo Pinto, 333, V. Guilherme – São Paulo
Data / Horário: 2-4 de abril (2 e 3/04, 12h às 20h e 04/04, das 12h às 18h)
Website: latinamerica.wtm.com