WTM Latin America promove o Prêmio WTM Global Responsible Tourism Awards 2021

As premiações têm como objetivo descobrir, reconhecer e promover exemplos de boas práticas

São Paulo, 05 de agosto de 2021 – Este ano, durante a edição do WTM Latin America, principal evento de turismo voltado para o público B2B da América Latina, será lançado o Prêmio WTM Global Responsible Tourism Awards. Projetos de turismo responsável poderão concorrer em seis categorias.

Desde a sua criação, os Prêmios de Turismo Responsável buscam descobrir, reconhecer e promover exemplos de boas práticas, o que contribui para o desenvolvimento de soluções e sua replicação. Hoje os prêmios cresceram e se tornaram uma família, todos aplicando rigorosamente os mesmos processos e critérios.

“Desde que desenvolvemos o prêmio, buscamos apresentar diferentes projetos de sustentabilidade e reconhecer os que conseguiram promover maiores mudanças ou são inovadores. Agora, com a família crescendo, o reconhecimento desses projetos tão importantes será ainda maior”, comenta Gustavo Pinto, conselheiro para o Turismo Responsável da WTM Latin America.

O World Responsible Tourism Awards contará com painéis regionais de juízes que definirão qual iniciativa receberá o prêmio “Gold” nas categorias “Descarbonização do setor de viagens e turismo”, “Apoio a funcionários e comunidades durante a pandemia”, “Destinos que apoiam a reconstrução mais sustentável pós-COVID”, “Aumento da diversidade no turismo: Quão inclusiva é a nossa indústria?” e “Reduzindo o desperdício de plástico no meio ambiente”.

O vencedor de cada categoria nas regiões América Latina, África, Índia e resto do mundo estará automaticamente inscrito na premiação global, com painel de julgamento presidido por Harold Goodwin, conselheiro de turismo responsável da WTM.

Os vencedores regionais nas categorias Gold e Silver e o novo vencedor do prêmio Global serão anunciados na WTM Virtual, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições para os prêmios de Turismo Responsável podem ser feitas até 31 de agosto neste link.

Painéis no WTM Latin America

Durante o WTM Latin America, que acontece virtualmente nos dias 10, 11 e 12 de agosto, haverá painéis sobre o prêmio. Um deles recebe Marianne Costa, fundadora e CEO da Vivejar, que foi a vencedora do WTM World Responsible Tourism Awards em 2020. A apresentação acontece no dia 12, às 14h15. Em seguida, às 14h30, a conversa é com Maurício Miramontes, coordenador de alianças do La Mano del Mono, projeto do México, e aborda a importância de prêmios que reconheçam os esforços por um impacto positivo a partir do turismo.

“É muito bom estar em contato com coletivos que levam a sério o turismo responsável e desenvolvem ações para promover o desenvolvimento sustentável e tornar vilarejos, cidades e estados melhores para os turistas e para os seus residentes. Com o WTM Global Responsible Tourism Awards queremos mostrar ao mundo quais são esses projetos e dar o valor que eles merecem”, afirma Gustavo.

Outro painel que acontece durante o WTM Latin America é “Dando novo impulso ao turismo na América Latina”, que tem parceria com a Global Ecotourism Network/GEN. Durante o bate-papo, Marianela Camacho, gerente de comunicações da Global Ecotourism Network – GEN, Jorge Moller Rivas, diretor da ONG Regenera, Glenn Jampol, presidente da Rede Global de Ecoturismo, Ariane Janér, diretora do conselho de administração da Global Ecotourism Network, e Luiz Paulo Ferraz, diretor executivo da Associação Mico Leão Dourado, discutem os efeitos da pandemia, da mudança climática e quais são as oportunidades de dar novo impulso ao turismo. O conteúdo estará disponível no dia 11 de agosto, às 14h.

Mais informações e a programação completa do evento podem ser acessadas neste link.

Serviço:

WTM Latin America Virtual

10, 11 e 12 de agosto (terça, quarta-feira e quinta-feira)
Das 08:00 às 15:00 (BRT) ou das 12:00 às 19:00 (GMT)