WTM Latin America Virtual conta com grande presença de expositores latino-americanos

Participação de diversos países da América Latina reforça a retomada das viagens de forma segura

São Paulo, 25 de agosto de 2021 – Os destinos da América Latina tiveram grande presença na WTM Latin America Virtual. A primeira edição 100% on-line do evento recebeu destinos e empresas de diversos países e entre os latino-americanos estavam: Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, Panamá, Paraguai e República Dominicana.

Com foco na geração efetiva de negócios e sendo um marco para a retomada das viagens, o evento foi essencial para os destinos apresentarem o quanto estão preparados para receber turistas com todas as medidas sanitárias necessárias para seguir evitando a propagação do coronavírus.

“Fiquei muitos satisfeita com todo o conteúdo, acompanhamento e atenção dispensados no planejamento, organização e realização da WTM Latin America. Tudo impecavelmente organizado e acompanhado. O evento nos fez sentir saudades dos encontros presenciais, mais pelo sentido de presença física. Contudo, não deixou a desejar em termos de resultados”, destacou Cláudia Regina Andrade, da Prefeitura Municipal de Foz de Iguaçu.

Durante o evento, o Conselho de Turismo da Guatemala (INGUAT) apresentou o Selo de Biossegurança Turística, no qual tem trabalhado e que consiste em uma certificação concedida a empresas turísticas como hotéis, transportes, guias turísticos, operadores turísticos, agências de viagens, entre outros que aplicaram as Diretrizes de Boas Práticas para prevenção da COVID-19 e outras infecções.

“A plataforma foi um sucesso, fácil de usar e acessível. A equipe de suporte resolvendo tudo rapidamente e as agendas lotadas. Realmente, foi um evento de qualidade. Com o dia de prorrogação, foi possível os coexpositores agendarem mais reuniões e para nós como expositores também”, comentou Susan Trabanino, Diretora de Mercado do Instituo Guatemalteco de Turismo (Guatemala), em seu feedback.

As reuniões foram, de fato, algo que aproximou expositores aos buyers, agentes de viagens, imprensa e outros profissionais. “Acreditamos que os encontros virtuais deram o impulso necessário para o fechamento de novos negócios e a reativação do turismo na recuperação pós-pandemia. Tivemos uma aposta grande dos países latino-americanos no evento e sabemos que eles desenvolveram ações para seguir recebendo turistas em segurança”, ressaltou Bianca Pizzolito, Gerente Comercial da WTM Latin America.

“Quero agradecer a toda a equipe que tornou possível a WTM Latin America Virtual. Tivemos uma plataforma de outro nível”, afirmou Fredmerys Plaza, Responsável por Comunicação e Marketing na Hover Tours DMC Group, do Panamá.

“Nós tínhamos 72 reuniões agendadas e concretizamos satisfatoriamente 64 delas. Além disso, realizamos contatos para agendar um encontro pessoal depois do evento. A WTM Latin America foi, de fato, muito proveitosa”, afirmou Karl Andia, Gerente de Marketing para América Latina da Quimbaya Latin America (Chile).

Além do retorno positivo recebido, já há expectativa dos expositores para a próxima edição da WTM Latin America, que acontece entre os dias 05 e 07 de abril de 2022.

“Recebi feedbacks muito positivos dos nossos coexpositores e estamos ansiosos para a WTM do ano que vem. Agora que já temos essa experiência renovada, acredito que os próximos eventos serão mais fáceis”, finalizou Wilson Freitas, Coordenador Geral de Marketing do Ministério do Turismo brasileiro.

Durante o evento

Na edição deste ano da WTM Latin America Virtual, o público pôde acompanhar o painel “O Turismo Comunitário está pronto para fazer negócios na América Latina?”, com a participação dos latino-americanos Felipe Zalamea, Fundador da Sumak Travel, Karen Bellato Pérez, Cofundadora e COO da Komú, Laura Romero, Cofundadora e líder de impacto da Awake Travel, Angelina Martinez, Gerente de Comunicações da Rede Global de Ecoturismo (GEN), e Gustavo Pinto, Conselheiro para o Turismo Reponsável da WTM Latin America. Durante a conversa, foram destacados a participação dos jovens para promover o turismo comunitário, a mudança do foco do setor que ocorreu nos últimos anos e necessita seguir ocorrendo, entre outros.

Além disso, houve o lançamento do Prêmio WTM Global Responsable Tourism. Para apresentar projetos que foram reconhecidos anteriormente, Gustavo Pinto, conselheiro para o Turismo Responsável da WTM Latin America, recebeu Marianne Costa, fundadora e CEO da Vivejar, que foi a vencedora do WTM World Responsible Tourism Awards em 2020.  E conversou com Maurício Miramontes, coordenador de alianças do La Mano del Mono, projeto do México, que abordou a importância de prêmios que reconhecem os esforços dos coletivos em busca de sustentabilidade no turismo.

As inscrições para o WTM Global Responsible Tourism Awards estão abertas e se encerram no dia 31 de agosto à meia-noite, em qualquer fuso horário a partir do qual os participantes estejam. Esses são prêmios internacionais com inscrições de quatro localidades – América Latina, África, Índia e resto do mundo. Os projetos podem se inscrever neste link: https://www.wtm.com/responsible-tourism/en-gb/forms/entry-registration.html

Todas os painéis ficam disponíveis na plataforma do evento até o dia 26 de agosto, e podem ser acessados neste link.